Renner Integrates a pioneering system to enhance inventory accuracy

Renner Integrates a pioneering system to enhance inventory accuracy-01

A Renner, maior varejista de moda omni do Brasil, concluiu a implantação de um sistema para gestão, controle, reposição e segurança de estoques com identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês), pioneiro entre as grandes empresas do setor em todo o mundo. A iniciativa está alinhada ao ciclo de aceleração digital da Renner, com o objetivo de melhorar cada vez mais a experiência de compra do cliente, por meio de uma atuação omnicanal encantadora.

Com o projeto, etiquetas de RFID são aplicadas em 100% dos itens comercializados pela varejista, com uma tecnologia inovadora que combina funcionalidades de alarme antifurto com a gestão de dados e da disponibilidade dos produtos em tempo real. Desenvolvida desde 2018 em parceria com a Sensormatic, do grupo Johnson Controls, a solução hoje é utilizada em toda a operação da marca Renner no país, incluindo suas quase 400 lojas físicas.

O sistema foi implantado de forma gradual, sendo concluído ao longo de 2021. Os ganhos de eficiência verificados durante todas as fases do projeto garantiram à Renner o segundo lugar na categoria varejo na edição deste ano do RFID Journal Awards, principal premiação internacional de casos de aplicação de tecnologias de identificação por radiofrequência por empresas de todos os setores da economia mundial.

Also Read: Three Strategies for Forging Closer Ties with Generation Z Customers

Entre os resultados já alcançados está a melhor gestão dos estoques e ganhos de produtividade nas lojas. O ato de registro da venda, no checkout dos clientes, evoluiu para a leitura automática de todos os itens com a desativação do alarme em um único processo. Já a chamada ruptura de estoque – que ocorre quando o produto está no estoque da loja, mas não está exposto na área de vendas – teve queda geral de 87% graças aos alertas automáticos emitidos aos “Bluebirds”, dispositivos móveis usados pelos colaboradores nas lojas. A automatização desse processo agiliza e facilita o trabalho de reposição.

O sistema implementado também resultou na melhoria de 64% na acuracidade dos estoques, que representa a quantidade física de produtos disponível comparado com o que está registrado no sistema. A precisão desta informação é essencial para a operação omnichannel, que contempla estoques integrados entre o físico e o online, com a possibilidade de os consumidores optarem em comprar pelo e-commerce e retirar em uma loja física, por exemplo.

“The implementation of RFID is strategic for the evolution of our business and to increasingly improve the shopping experience. With this innovation, we improve the accuracy of our inventories, the availability of goods for sale and the productivity of operations, with continuous improvement management and focus on enchanting customers”, says the CEO of Lojas Renner, Fabio Faccio .

Partners benefited by the technology – The retailer’s clothing suppliers, who apply the labels to the products, also benefit. Approximately 30% of them already use the new system as a control tool for their own internal processes. As a result, they were able to reduce return and reshipment volumes due to errors in counting or selecting the model and/or size of the ordered pieces.

“The process of implementing the RFID solution was challenging and structuring, as it required the involvement of several areas of the Company and our suppliers. No fashion retailer of our size has managed to apply this technology with the same innovation, agility and scale that we have achieved , and that fills us with pride”, says the Risk Director at Lojas Renner, Alexandre Ribeiro .

More than 500 million products sold by Renner have already received unique RFID and security tags, and approximately 4 million readings are performed daily. This ensures even more agility in various operations in the stores, in addition to allowing the reduction of several days to a few hours in the period necessary for carrying out inventories.

For more such updates follow us on Google News TalkCMO News. Subscribe to our Newsletter for more update